Revista do AviSite: Nutrição de Precisão para Suínos

A Resposta para o Desafio da Alimentação em Tempos de Alto custo de Insumos

Nas granjas, os suínos são geralmente alimentados com uma dieta convencional, cuja composição é baseada nas necessidades médias de energia e nutrientes (ou seja, aminoácidos e minerais) do rebanho. No entanto, existe uma grande heterogeneidade entre animais, mesmo do mesmo estádio fisiológico, no que diz respeito às suas necessidades nutricionais e às suas respostas produtivas. Portanto, com uma dieta convencional, haverá animais sub ou superalimentadas, o que pode levar a problemas produtivos e reprodutivos, custos extras de alimentação e perdas ambientais. É necessário determinar se a consideração das necessidades nutricionais individuais e suas variações ao longo do tempo melhora o desempenho do suíno. Esta nova estratégia de alimentação denominada “nutrição de precisão” ou “nutrição personalizada” visa distribuir no momento certo para o animal certo uma ração ideal em termos de quantidade e composição.

Modelos nutricionais e novas tecnologias (sistema de alimentação inteligentes para suínos em engorda, fêmeas na gestação e na maternidade) trazem oportunidades para medir e integrar a variabilidade individual em modelos capazes de estimar as necessidades nutricionais. No Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/ UFMG), três ferramentas de apoio (Figura 1) a tomadas de decisão foram desenvolvidas com base em um modelo matemático (Rueda et al., 2021), estações de alimentação inteligentes (Gestal Multi® e Gestal Quattro®) e plataformas de pesagem em tempo real (Intergado Tecnologia®). Um pode ser usado para porcas em gestação e outro para porcas em lactação. Em ambos os casos, os fornecimentos óptimos de energia e nutrientes são calculados diariamente e para cada fêmea tendo em conta a informação disponível no sistema: idade produtiva, peso vivo, tamanho da leitegada, condição corporal à inseminação e objetivos ao parto (peso corporal e espessura de toucinho). Os dados históricos do rebanho também são usados para prever outros parâmetros exigidos pelo modelo (por exemplo, tamanho e peso da leitegada, peso corporal alvo da porca no final da gestação e da lactação). Com base nas estimativas das exigências, a oferta e a composição ideais de ração são calculadas a cada dia e para cada porca e essa informação é transmitida ao alimentador automático. A maior eficiência da implantação de programas de nutrição de precisão, também dependerá do processo de combinação dos dados provenientes de múltiplos sensores de mesma natureza ou de naturezas distintas via fusão sensorial. O principal objetivo desse processo é a obtenção de dados mais completos, de melhor qualidade, mais precisos ou mais fáceis de computar e analisar, permitindo assim a redução de falhas nos processos decisórios.

Autor:

Prof. Dr. Bruno Alexander Nunes Silva

Professor de Nutrição e Produção de Suínos

Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/ UFMG)

O artigo na íntegra está disponível na edição 07 da Revista do SuiSite, a partir da página 22.

Notícias Relacionadas

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista SuiSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

sui1

Mulheres dirigem 1,7 milhão de propriedades rurais no Brasil e continuam quase invisíveis

Publicação Mulheres na Pecuária traz histórias femininas na gestão de fazendas pelo Brasil. Página 08.
sui2

De olho no mercado externo: com investimento de mais R$ 40 milhões, Topigs Norsvin inaugura Inovare Núcleo Genético, em Lages (SC)

Granja núcleo terá capacidade para alojar mais de mil bisavós; foco é mostrar ao mundo que o Brasil pode ser referência na produção e exportação de genética suína. Página 12.
sui3

Valor da Produção Agropecuária deve atingir R$ 1,159 trilhão este ano

Recordes de produção de lavouras respondem por esse resultado. Página 18.
sui4

Exportação cai, mas mercado doméstico se mantém estável

Estabilidade indica uma cautela nos elos finais da cadeia que não estariam ‘arriscando’ adquirir mais do que o que efetivamente será vendido. Página 20.
sui5

KemzymeTM Protease. Uma solução inovadora para melhoria da rentabilidade na produção de suínos

Com o aumento global dos custos para produção de proteína, é imprescindível que a digestibilidade desta seja melhorada.. Página 32.
imagem06

IPVS2022 tratará a suinocultura mundial de maneira holística

Os debates trarão informações e atualização de todos os elos da cadeia produtiva. Página 50.

imagem07

Está Chegando! Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura 2022

Além das oportunidades de negócios, o SIAVS será palco do maior congresso técnico do setor, com intensa programação e mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países. Página 54.

imagem08

O suinocultor está pagando para trabalhar

A suinocultura enfrenta a sua pior crise. Os altos custos de produção vêm na contramão dos baixos preços pagos pelo quilo do suíno vivo. Página 56.

Fale agora no WhatsApp